Dinâmica de grupo: Como passar por elas com vantagem?

Apesar de parecerem apenas uma forma de fazer com que as pessoas sejam constrangidas, a dinâmica de grupo tem objetivos claros e muito bem explicados pela psicologia organizacional. Os objetivos de uma dinâmica de grupo são testar os limites sociais das pessoas, como elas se comportam em grupos e quando são retiradas da chamada zona de conforto.

Exatamente por estarem em uma situação desconfortável, as pessoas costumam agir de forma mais espontânea, não permitindo fingimentos ou condicionamentos.

Veja como a dinâmicas de grupo pode parecer fácil

O ambiente lúdico também serve para verificar quem consegue competir de forma justa e leal, sem destruir os adversários ou quebrar as regras para conseguir vantagens.

(Foto: divulgação)
Jovem Aprendiz 2016. (Foto: divulgação)

Tendo estes detalhes em mente, vamos mostrar como você sai na frente em dinâmicas em grupo e até como descobrir se a vaga é exatamente aquilo que você deseja.

Acesse e saiba mais informações: Jovem Aprendiz Banco do Brasil 2017 – Inscrições

Como me dar bem em dinâmicas de grupo?


Todas as dinâmicas de grupo têm objetivos claros, e o mais importante quando estiver dentro de uma dinâmica de grupo é agir de forma natural, como se fosse seu ambiente de trabalho comum. Tanto seu comportamento quanto suas atitudes estão sendo avaliada por agentes de RH e psicólogos.

Estas dicas adicionais vão te ajudar a se destacar em sua dinâmica de grupo:

  • Seja participativo, mas não demais: Participe, dê sua opinião, envolva-se em todas as atividades, mas não chame demais a atenção para si mesmo. A diferença entre uma pessoa participativa e uma inconveniente é só a freqüência. Os selecionadores precisam testar as outras pessoas da mesma forma, o que significa que você estará incomodando se não der espaço para as outras pessoas se manifestarem também.
  • Seja o mais comunicativo possível: Se você já for naturalmente comunicativo, deixe isto claro, dentro dos limites de um ambiente profissional. Caso sejam pedidas coisas incomuns, faça-as com o máximo de desenvoltura possível, mas não se force a fazer nada que fira qualquer de suas convicções pessoais. Saiba seus limites. Se não for comunicativo, deixa isto claro na entrevista e faça o máximo que conseguir.
  • Saiba conduzir e seguir: a habilidade de liderar é tão importante quanto à de se fazer útil quando outra pessoa está na liderança. Lembre-se, a idéia principal de uma dinâmica de grupo é mostrar o quanto você é capaz de se adaptar às situações sociais diferentes do ideal.
Jovem Aprendiz
Jovem Aprendiz. (Foto: divulgação)

Se mesmo com todas estas dicas, você estiver com grandes dificuldades de passar por dinâmicas de grupo, pode ser um momento para auto avaliação. Seus preceitos de trabalho são bons? Você está preparado para nova forma de trabalho que está surgindo?

As pessoas se sentem confortáveis ao seu lado? Se as respostas forem não, que tal mudar um pouco a maneira como você encara seu trabalho e as pessoas ao seu redor?

Acesse e saiba mais informações: Jovem Aprendiz Bradesco 2017 – Inscrições

Conclusão

Bom pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e que consigam passar na dinâmica de grupo e com sucesso obter seu novo emprego.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

Comments

comments

Jovem Aprendiz Votorantim Cimentos

Jovem Aprendiz Alibra