PROUNI 2017 – Inscrições, vagas e cursos

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) é uma iniciativa do governo federal que tem como objetivo facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior. O programa surgiu em 2004 e oferece bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) da mensalidade em faculdades particulares.

Para se inscrever no PROUNI existem vários pré-requisitos, mas o principal é ter realizado a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). O ENEM é uma das portas de entrada para a faculdade, pois é com a nota obtida nessas provas que o participante pode concorrer a bolsas de estudos do PROUNI.

PROUNI 2017

As inscrições para o PROUNI 2017 já tem data definida. O período de inscrições este ano vai do dia 31 de janeiro ao dia 3 de fevereiro. Assim como nos anos anteriores a inscrição será realizada exclusivamente pela internet.

prouni 2017
Prouni 2017. Imagem:divulgação

O PROUNI é um programa voltado para aquelas pessoas que não tem condições de arcar com os custos das mensalidades de uma faculdade. Além da baixa renda existem outros pré-requisitos. Veja se você se enquadra no perfil:

  • Ter concluído o ensino fundamental e médio em escola da rede pública ou em rede particular com bolsa de estudos;
  • Ter realizado o ENEM no ano anterior e obtido uma nota igual ou superior a 450 pontos;
  • Não tem zerado a redação do ENEM;
  • Para se candidatar a bolsa integral é preciso comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Para se candidatar a bolsa parcial é preciso comprovar renda familiar de até três salários mínimos e meio por pessoa.

Acesse e saiba mais informações: Jovem Aprendiz 2017

Inscrições PROUNI 2017

Os candidatos do PROUNI têm duas chances por ano de conseguir uma bolsa de estudos através do programa. Existem dois processos seletivos, um ocorre no final de janeiro e o outro na segunda quinzena de julho.

inscrições prouni 2017
Prouni 2017. Imagem:divugação

As inscrições são realizadas apenas através do portal do Ministério da Educação (MEC). Normalmente o candidato tem uma semana para realizar a sua inscrição. As bolsas que serão ofertadas só podem ser consultadas no período de inscrição. As inscrições para o PROUNI 2017/1 ainda não estão abertas. Fique atento, pois a previsão de abertura é para essa segunda quinzena de janeiro. Para maiores informações acesse: http://prouniportal.mec.gov.br/.

Nota de corte PROUNI 2017

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma forma de avaliação utilizado para medir o conhecimento dos estudantes no final do ensino médio. Essa avaliação é feita através de quatro provas, que são realizadas em dois dias (sábado e domingo). Além de servir para avaliar o ensino nacional, o ENEM pode ser uma porta de entrada em uma universidade. Aqui no Brasil, várias universidades privadas utilizam a nota do exame como critério de seleção, podendo ser um complemento ou substituindo o vestibular nessas instituições.

Nota de corte PROUNI 2017
Nota de corte PROUNI 2017. Imagem:divulgação

O exame é aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) e as provas costumam ser entre os meses de outubro e novembro. É através do exame que o MEC consegue formular a média geral da educação brasileira por região e escolas.

É através da nota geral do ENEM que o PROUNI seleciona os seus candidatos, portanto, quanto maior a nota, mais chances o candidato tem de conseguir uma bolsa. A nota de corte é uma média que o sistema do programa faz conforme as notas que os candidatos tiraram no ENEM. Essa nota de corte é atualizada todos os dias até o encerramento das inscrições.

Acesse e saiba mais informações: Inscrições Jovem Aprendiz 2017

Vagas PROUNI 2017

As notas do ENEM foram divulgadas nesta quarta-feira (18) pela manhã. No início da tarde do mesmo dia o Ministério da Educação liberou o calendário de inscrições dos programas de bolsas e financiamento. O primeiro programa que abrirá as inscrições é o Sistema de Seleção Unificada (SISU), seguido do PROUNI e logo adiante o Financiamento Estudantil (FIES).

O número de vagas para o programa ainda não foi divulgado pelo MEC. É possível que essa informação seja liberada nos próximos dias já que as inscrições começam daqui há duas semanas. Assim que iniciar esse período os candidatos poderão consultar as vagas por região, instituição e por tipo de bolsa (integral ou parcial).

Para maiores informações sobre o programa e as notícias sobre as inscrições para o PROUNI 2017, acesse o portal do MEC: http://prouniportal.mec.gov.br/.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

Comments

comments

PRONATEC 2017 – Inscrições, Nota de Corte e Vagas

Jovem Aprendiz Petrobras