Inscrições Sisutec 2018

O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) é um programa do Ministério da Educação – MEC – que oferece a população de baixa renda cursos técnicos em instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O sistema foi lançado em agosto de 2013 e é gerenciado pelo SETEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica).

sisutec 2018
Sisutec 2018. Imagem:divulgação

Com o incentivo desse programa do Governo Federal milhares de pessoas vêm conseguindo uma formação qualificada e profissional e consequentemente ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

Vale lembrar que 85% das vagas são destinadas a estudantes que tenham concluído o ensino médio em rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral e 50% das vagas nas instituições públicas são reservadas para quem faz parte de famílias que recebem no máximo um salário mínimo  e meio per capita e também para negros, pardos e indígenas de acordo com a Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011.

Sisutec 2018

Cada ano que passa o Sisutec vêm ampliando as oportunidades educacionais para os adolescentes, jovens e adultos. Hoje é essencial uma qualificação profissional para ingressar no mercado e muitas vezes por falta de recursos muitas pessoas não possuem essa chance. Por isso o Governo Federal criou esse sistema que pretende suprir a carência de profissionais com níveis técnicos no cenário nacional.

Para estudar no Sisutec o aluno não paga nenhum tipo de taxa para a inscrição e nem mensalidade, apenas arca com os custos do transporte. O sistema conta com diversas instituições parceiras, aumentando a chance de ter uma perto de você.

Sisutec
Sisutec 2018. Imagem:divulgação

Os cursos do Sisutec têm duração menor que um curso superior, são diversas áreas como Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Farmácia, Técnico em Estética, Técnico em Química e muitos outros.

A tendência é que cada ano aumente mais os números de vagas. É importante frisar que quanto maior for sua nota no ENEM maiores são as chances de conseguir uma vaga.  Para ganhar a vaga não pode estar matriculado em outro curso. Na edição do Sisutec 2018 são esperadas aproximadamente 250 mil vagas.

Inscrições Sisutec 2018

As inscrições para o programa Sisutec 2018 é gratuita e irão ser realizadas duas vezes durante o ano, uma no primeiro semestre a outra no segundo, através do site oficial do Sisutec www.sisutec.mec.gov.br.

Ao se candidatar o estudante pode escolher duas opções de curso, precisando definir em ordem de preferência, o aluno deve escolher se deseja concorrer as vagas para ensino médio da rede pública ou as vagas para bolsa 100% em instituições particulares; ou às vagas destinadas a negros, pardos e indígenas que também devem ter concluído e feito o ensino médio completo em rede pública ou bolsa integral em instituições privadas.

Inscrições Sisutec 2018
Inscrições Sisutec 2018. Imagem:divulgação

É permitido ao candidato no período de inscrição mudar suas opções de cursos quantas vezes julgar conveniente, a última escolha confirmada será a válida.

Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção. Após se inscrever é preciso ficar atento aos prazos de resultados e matrículas nas instituições escolhidas. Os participantes tem um tempo específico para se matricular.

Documentos Sisutec 2018

Os documentos exigidos do candidato para efetuar a inscrição são apenas do Número da inscrição e senha cadastrados no ENEM 2017, em caso de perda dos mesmo o participante deverá recuperar no site oficial do ENEM.

Inscrições Sisutec 2018
Inscrições Sisutec 2018. Imagem:divulgação

Na consequência de aprovação, o candidato deve ficar alerta em relação aos documentos exigidos para realização da matricula, esta informação estará disponível no sistema durante a inscrição. É responsabilidade total dos participantes em se certificar de que atende aos requisitos necessários para concorrer a uma das vagas e de que possui os documentos exigidos em caso de aprovação.

Requisitos Sisutec 2018

Os requisitos necessários para participar do Sisutec 2018 é que o candidato tenha feito o ENEM 2017 e tenha notas iguais ou superior 450 pontos em todos os temas do exame e não tenha zerado na redação.

Nota de corte Sisutec 2018

A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados em um curso, com base no número de vagas e total de pessoas inscritas. Portanto quanto mais concorrido o curso, mais elevada será a nota de corte. A nota de corte dos cursos é calculada todos os dias pelo MEC, por isso é importante que os candidatos fiquem atentos, conferindo essas mudanças diarias.

A seleção de alunos é feita em duas chamadas. Se o candidato não for selecionado em nenhuma das duas poderá se inscrever para as vagas que não foram ocupadas. Nesta fase é exigido apenas a conclusão de ensino médio, contemplando a participação de aluno que fizeram ou não o ENEM.

Tem dúvidas? Deixe suas perguntas nos comentários!

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

Comments

comments

Jovem Aprendiz 2018 – Inscrições e vagas

Jovem Aprendiz