Resultado Enem 2016 e Inscrições Enem 2017

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das formas de ingresso no ensino superior mais disputadas do Brasil. Todos os cidadãos com o ensino médio completo ou cursando o último ano, podem utilizar a nota para participar do processo seletivo para faculdades através de programas como Sisu e Prouni.

Resultado Enem 2016

As notas do Enem 2016 foram divulgadas na última quarta-feira, 18 de janeiro, conforme informou o Inep. Nas primeiras horas foram detectadas instabilidades para aproximadamente 20 mil candidatos, porém o acesso já foi normalizado e todos podem conferir suas notas. No último ano, devido a ocupação de escolas, milhares de candidatos tiveram que fazer o Enem em outra data, sendo os dois dias de provas remarcados para 3 e 4 de dezembro (a maioria das provas foi aplicada entre 5 e 6 de novembro).

Resultado Enem 2016
Resultado Enem 2016. Imagem:divulgação

Para acessar sua nota, basta acessar o site oficial e informar seus dados cadastrais. Após verificar a nota, que será dividida entre Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da redação, o candidato poderá se inscrever em programas do governo.

Acesse e saiba mais informações: PROUNI 2017 – Inscrições, vagas e cursos

Os principais são:

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sisu é um sistema online que reúne vagas para instituições públicas (federais e estaduais) de nível superior. A maioria das faculdades federais já está aceitando esta forma de ingresso. Parte das vagas dessas faculdades, que também fazem vestibulares próprias, são destinadas para candidatos oriundos do Sisu, que disputam entre si essas vagas.

sisu 2017
Sisu 2017. Imagem:divulgação

⇒ As inscrições ocorrerão entre 24 e 27 de janeiro.

Programa Universidade para Todos (Prouni)

O Prouni disponibiliza vagas em faculdades particulares. Diversas instituições tem convênio com o Governo, que recebe uma porcentagem das vagas. Essas bolsas podem ser integrais ou parciais (50%), sendo que os candidatos devem comprovar baixa renda e devem ser oriundos da rede pública de educação (ou terem frequentado instituições privadas na condição de bolsistas).

prouni 2017
Prouni 2017. Imagem:divulgação

⇒ As inscrições ocorrerão entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro.

Financiamento Estudantil (Fies)

O Fies é uma opção para quem deseja pagar a faculdade através de um financiamento com ótimas condições. O Governo oferece uma série de isenções que fazem com que essa opção seja muito mais vantajosa que financiamentos comuns.

Com o Fies, os alunos tem três vezes o tempo do curso (para um curso de 4 anos, seriam 12) para quitar a dívida, além de um prazo de carência para o início do pagamento.

inscrições fies 2017
Inscrições Fies 2017. Imagem:divulgação

⇒ As inscrições ocorrerão entre os dias 6 e 9 de fevereiro.

Inscrições Enem 2017

E para quem já está de olho no Enem 2017, é preciso ficar atento. Após o Governo Federal finalizar a divulgação das notas, resolver todos os problemas e divulgar os resultados dos programas como Fies e Prouni, já começarão a ser liberadas datas.

inscrições enem 2017
Inscrições Enem 2017. Imagem:divulgação

Tradicionalmente a inscrição do Enem ocorre no mês de maio, sendo que no último ano foi estendida até o dia 25 de maio. Neste ano, as inscrições para o Enem 2017 vão de 08 a 19 de maio. Para que o cronograma seja semelhante, porém, tratando-se das reformas na educação propostas pelo governo do presidente Michel Temer, não são descartadas possíveis mudanças. Para quem fez a prova de 2016 apenas como aquecimento (principalmente estudantes do 2º ano do ensino médio), já é importante ir se preparando, ficar atento as datas e verificar os pontos fortes e fracos da última prova.

Acesse e saiba mais informações: Jovem Aprendiz 2017

Como se inscrever no Enem?

Para se inscrever no Enem, é muito simples. Através do site oficial, é necessário preencher todas as suas informações pessoais, que incluem todos os dados e ainda uma análise socioeconômica. Uma taxa de inscrição é cobrada, porém candidatos de baixa rende podem solicitar a isenção e fazer as provas gratuitamente. Nem todas as cidades tem pontos para a realização das provas, sendo necessário informar um município próximo.

Após a inscrição, todas as informações sobre local, data e horário da prova são enviadas através do telefone cadastrado e do cartão de inscrição, disponibilizado na internet. O Enem não é apenas destinado para quem deseja ingressar no ensino superior, sendo também possível solicitar a conclusão do ensino médio através da prova, que atesta o nível básico de conhecimentos do ensino médio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *